top of page
Buscar

Sistema de revestimento bicamada

  • Foto do escritor: Denival Moreira
    Denival Moreira
  • 20 de ago. de 2017
  • 2 min de leitura

Revestimento Bicamada

Sistema de revestimento bicamada para fachadas desenvolvido com conceito básico de aplicação em duas camadas consecutivas de argamassas especiais. A primeira camada é constituída de emboço. a segunda consiste de materiais que formarão o revestimento decorativo final, podendo ser à base de acrílicos ou minerais.


O sistema é composto das seguintes etapas:


1ª Camada (emboço)

Argamassa à base de cimento CP V (ARI) modificada com polímeros, enriquecida com fibras antifissuras e retentores de água, utilizada como emboço de baixa espessura. É aplicada diretamente sobre alvenarias, sem necessidade de aplicação do chapisco previamente. Este emboço, com acabamento superficial desempenado, serve de base para aplicação posterior do revestimento decorativo mineral ou acrílico. Em áreas específicas recomenda-se a utilização de tela de poliéster revestida de PVC durante a aplicação do emboço com o fim de reforçar e prevenir pequenas fissuras, proporcionando alivio de tensões e resistência desejada ao revestimento.


2ª Camada

Revestimento decorativo mineral: revestimento hidrofugante resistente às intempéries, mantendo características e propriedades estáveis ao longo do tempo. Pode ser aplicado em diversos acabamentos.

Revestimento decorativo acrílico: revestimento hidrorrepelente, que evita o acúmulo de sujeira. Permite diversos acabamentos, dependendo dos equipamentos ou ferramentas utilizadas e tipos de produtos especificados.


Assim como o revestimento acrílico, o mineral deve receber aplicação de selador/primer com função de promover uniformidade e aderência do revestimento decorativo, tornando a absorção de água mais uniforme da alvenaria e evitando o "efeito fotografia" dos blocos. Recomenda-se utilizar o selador/primer sobre emboço da mesma cor do revestimento decorativo a ser aplicado. Para os revestimentos decorativos de base acrílica é utilizado selador de base acrílica. Em revestimentos minerais o selador utilizado é de base cimentícia enriquecida de polímeros. Ambos os materiais são produzidos e fornecidos nas cores dos revestimentos decorativos, propiciando uniformidade à superfície e homogeneidade de acabamento.


Tela em poliéster revestida

Tela de reforço com o objetivo de aliviar tensões e diminuir o risco de fissuras. É aplicada em regiões singulares, como vergas, contravergas, encontros verticais entre alvenarias e pilares, encontros horizontais entre alvenarias e vigas ou lajes, cantos de aberturas de portas e janelas.

As telas de poliéster são revestidas e protegidas, sendo resistentes aos álcalis do cimento, pois, caso contrário, poderão sofrer algum tipo de ataque alcalino e perder a função no revestimento.

Perfil "Y"

Os perfis "Y" são colocados em todos os pavimentos térreos, para proteção de cantos de paredes e em locais onde não é possível realizar emendas.

Rufos

Podem ser utilizados rufos de metal, alumínio e pedras, que terão a função de pingadeiras para proteção em todo perímetro superior, evitando que a água infiltre pela argamassa, provocando possíveis problemas de eflorescência e descolamento.

Peitoris e pingadeiras

A empresa recomenda que, para o sistema construtivo de revestimento de base mineral, sejam tomados os cuidados para que a água da chuva não provoque manchas na superfície, de forma a manter o aspecto visual das áreas revestidas. A aplicação de pingadeiras nos peitoris deve ter uma saliência com profundidade em torno de 8 mm em sua parte inferior, para que o fluxo de água da chuva não escorra pela fachada. Podem ser utilizadas peças pré-moldadas ou rochas ornamentais nas pingadeiras e peitoris.



 
 
 

Opmerkingen


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • Google+ Social Icon
Trusca Soluções em Revestimentos
Av. Jacú Pessego, 1000 - Vila Jacuí - SP
© Copyright

© 2016- Trusca Engenharia em Revestimentos I Todos Direitos Reservados

É proibida a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo deste site.

bottom of page